Canal de notícias

Trabalho bem feito é trabalho seguro – Cultive o hábito de usar EPI

A segurança deve ser uma prioridade básica em todas as empresas, fornecer ao funcionário um ambiente seguro é oferecer para a empresa qualidade na produção de seus serviços, pois um funcionário bem fisicamente, emocionalmente e psicologicamente irá ter ânimo e disposição para realizar suas tarefas com determinação, será produtivo e isso acarretará muitos benefícios e até mesmo uma rotina melhor e futuramente mais lucrativa. 

Quando referimos a um ambiente saudável queremos incluir nesta lista algo muito importante, mas que ainda é menosprezado pelas empresas e pelos próprios funcionários. Você já sabe o que é? Já ouviu falar sobre EPI? Com certeza que já, pois esses equipamentos de proteção individual são essenciais no dia a dia de determinadas funções. 

Além de ser um requisito da empresa, a obrigatoriedade do uso dos EPI se encontra nas leis de consolidação de trabalho, de acordo com a norma regulamentadora nº. 6 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o levantamento de equipamentos necessários a determinada atividade deve ser feita pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) em empresas de grande porte. Quando a instituição é menor, "cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado”. A escolha dos equipamentos deve envolver a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) - nos casos em que ela exista; e sempre os futuros usuários do produto.  O MTE reforça que os tipos de EPI variam de acordo com a profissão e tipo de risco, mas é possível elencar os mais comuns de acordo com o seu tipo de proteção.

CONHEÇA OS EPI MAIS COMUNS

Como bem sabemos os EPI são acessórios de proteção para o trabalhador, e precisam estar sempre em ótimas condições, mas afinal você sabe quais são eles? Para que serve exatamente cada um? Continue a leitura e saiba mais! 

Auditivos: os mais utilizados são abafadores de ruídos ou protetores auriculares. 

Respiratório: máscara e filtro.

Visual e facial: óculos e viseira.

Cabeça: capacetes.

Mãos e braços: luvas e mangotes.

Pernas e pés: botinas, botas e sapatos.

Contra quedas: cintos de segurança e cinturões. 

Como podemos perceber esses são os EPI mais comuns e mais utilizados em determinadas funções, e seu uso é extremamente importante para prevenir qualquer acidente ou problemas de saúde. Outra informação importante é que os tipos de equipamento adequado não são escolhidos através do achismo “eu acho que”, não muito pelo contrário o tipo de material a ser utilizado deve ser escolhido por um profissional de segurança do trabalho, que estará apto para levantar informações e analisar os riscos colocando assim os melhores equipamentos para cada tarefa ou setor. 

Como está bem explicado o uso é necessário e obrigatório, e a empresa deverá sempre estar atenta as solicitações dos funcionários quando o equipamento precisar ser trocado, e como sabemos também o funcionário que se recusar a utilizar os EPI poderá ser suspenso do trabalho entre outras medidas cabíveis. 

Os EPI são completamente fáceis de usar e a Balmax tem o compromisso de proporcionar treinamentos e práticas que vão melhorar ainda mais a experiência do trabalhador em suas funções. Caso tenha dúvidas sobre como usar e para que serve ainda cada equipamento, não hesite em entrar em contato conosco, somos uma empresa especialista em gestão de pessoas, terceirização de serviços em áreas de facilities e logística. 


TAGS
Facilities Logística Interna serviços terceirizados Terceirização