Canal de notícias

10 Erros que afetam a portaria do seu condomínio

Vamos iniciar relatando alguns episódios muito comuns quando precisamos ir ao condomínio de amigos, familiares e até mesmo se moramos em um com certeza soarão bem normais. Quantas vezes você observou que os profissionais de portaria/controle de acesso estavam prestando mais atenção em seu próprio celular do que nas pessoas que entravam ou saiam? É normal vê-los bem desatentos com encomendas e entregas que são feitas? Já ficou horas precisando de ajuda dos mesmos e não obteve nenhum retorno, ou seja, aquele seu pedido caiu no esquecimento? Esses e outros relatos fazem parte do cotidiano de quem vive ou vai visitar um condomínio, são erros que parecem insignificantes, porém a portaria/controle de acesso precisa de extrema atenção e regras que devem ser levadas à risca para oferecer maior segurança para os moradores e trabalhadores locais. 

Mas antes de passarmos para os principais erros, você sabe o que é uma portaria/controle de acesso? A portaria é o primeiro local em que pessoas acessam para ter contato com a parte interior do condomínio, também conhecida como Hall de entrada ou recepção, neste local é onde tem um profissional que deve seguir todas as orientações de proteção para todos aqueles que vivem dentro do condomínio, pois isso ele precisa estar bem preparado para lidar com diversas situações. 

Vamos conhecer os 10 erros que afetam a portaria de seu condomínio? 

1º REGRAS

Não definir regras é o primeiro deles, para que o local não sofra com o caos é necessário desde o primeiro dia de funcionamento do empreendimento haver regras bem estabelecidas, a ausência delas pode oferecer ao local riscos e situações desagradáveis tanto para o profissional quanto para moradores e visitantes, por isso as regras devem constar no regimento interno do condomínio e as mesmas devem sofrer penalidades quando quebradas. 

2º EQUIPAMENTOS 

Fica claro que todo local para ser bem cuidado é necessário ter bons equipamentos, e neste caso um dos erros é não querer investir neles, a segurança do local é primordial para manter a paz e evitar acidentes que podem ser fatais para todos os moradores, por isso é sempre recomendado que os investimentos englobem: câmeras, sistema de identificação, software, entre outros. Com os tipos de equipamentos certos as pessoas se sentirão mais seguras sabendo dos diversos equipamentos que estão ajudando o seu local a estar protegido. 

3º CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Sabemos que não existe coisa pior do que um profissional desorientado, por isso a capacitação profissional é fundamental para preparar o trabalhador (porteiro) para desenvolver as atividades exigidas da profissão, a ausência de treinamentos podem levar o trabalhador a cometer grandes erros e expor o local ao perigo, assim que esse treinamento é levado a serio e colocado em prática este trabalhador estará apto para desenvolver e achar soluções para os tipos de problemas que virão a surgir. 

4º PORTÕES ABERTOS

Um erro muito comum onde o fluxo de pessoas é muito alto, por isso é importante ter um controle de acesso muito bem preparado para lidar com altos fluxos.

5º ACEITAR OUTRAS TAREFAS 

Como falamos na capacitação profissional um porteiro bem treinado e capacitado nunca aceitará fazer outras tarefas que exijam que ele saia de sua cabine, e por quê? Simples, qualquer deslize pode comprometer a segurança do local, então essa é uma das regras que precisam estar bem claras aos moradores! 

6º ABANDONAR A PORTARIA

Sabemos que haverá momentos em que o profissional terá que ir ao banheiro, fazer seu horário de almoço e etc, e devido a essa rotina do dia a dia é sempre importante haver dois funcionários na mesma portaria ou realizar um esquema que fique simples do mesmo sair e voltar e ainda assim a portaria continuar com segurança. 

7º DISTRAÇÕES

As vezes parece difícil ou meio entediante trabalhar em uma portaria sem rádio ou tv, mas a verdade é que esse tipo de distrações pode afetar a concentração do porteiro. 

8º ENTREGAS POR CONTA DO PORTEIRO

Essa é mais uma das regras em que é preciso deixar claro aos moradores, o porteiro como parte de sua função estará recebendo as encomendas e cartas dos moradores, mas eles que terão que se dirigir até a portaria para retirar. 

9º LIBERAÇÃO DE VEÍCULOS SEM IDENTIFICAÇÃO

Liberar a entrada de veículos sem saber quem está dirigindo é uma falha grave de segurança, por isso é sempre bom checar quem está dentro do carro, uma portaria virtual ou outros equipamento tecnológicos podem ajudar. 

10º COMO NÃO COMETER ESSES ERROS?

Após 9 itens falando sobre todos os erros mais comuns finalizamos com a solução, a Balmax Terceirização é especialista em gestão de facilities e por isso sempre ela realiza um estudo de suas necessidades que define o perfil do profissional que se adequa a cultura e processos de sua empresa, diferenciais de uniformes e equipamentos de apoio também são aplicados, se necessário.

Conte conosco! 



TAGS
controle de acesso Facilities Portaria serviços terceirizados